domingo, 21 de agosto de 2011

Um pouco sobre Shapes


Então vamos ao primeiro post, o mais votado foi sobre shapes então ele será o primeiro, não encontrei muitas informações sobre shapes pela internet.
Não vou me prender muito aos diferentes formatos dos shapes, pois pode ser que ele acabe ficando muito grande e chato, e o Euamolongboard fez um post muito bom sobre isso o "Para que serve o seu Longboard" e eu não acho que conseguiria fazer um post mais direto que esse, acho que ele foi bem direto e com boas informações. Vou me focar basicamente na construção do shape.

O Shape de longboard é em geral (ou ideal) construído de bambu ou Maple, os dois formatos básicos dele são o Pintail e o Simétrico, o formato não impede a execução de qualquer manobra, a diferença é que cada formato será mais favorável a um estilo e apresentará maior resistência para outros.

O Pintail tem a forma de gota e é utilizado geralmente para um carving e pumping um rolê mais suave sem muitas manobras, mas isso não diz que não possa ser utilizado para isso, porém se torna um pouco mais complicado devido ao seu formato, seu shape é mais largo para oferecer mais conforto.

O Simétrico como o nome ja diz ele tem os dois lado iguais, ele é utilizado para Down Hill, Freeride e outras modalidades, ele é mais versátil, porém se quizer ficar no pumping ou andando no flat ele vai ser um pouco mais cansativo, mas é ideal para manobras.

Durante a construção do shape podem ser adicionadas diversas técnicas para dar formas ao shape e facilitar a estabilidade, equilíbrio etc.

Concave, Camber e Rocker, são inclinações no formato do shape que dão uma maior segurança para os pés.

Drop thru - é um corte feito no shape no local onde é preso o truck, isso faz com que o truck fique preso acima do shape e diminui a distancia do shape para o chão assim elevando a estabilidade.

Distância entre os Eixos - galera a distância entre os trucks é importante, quanto menor maior a resposta nas curvas, ou seja, menor a distância entre as rodas = curvas mais fechadas.


Bem, creio que não está tão completo como deveria, mas se eu pensar em algo mais eu vou adicionando no post e aviso sobre as mudanças, um review completo sobre o shape está aqui no topico de um forum gringo, da série Hi Kids!, o "Hi Kids! I'm a Board" só que está todo em inglês.

Espero que o tópico tenha ajudado, qualquer dúvida é só postar nos comentários que eu vou tentar responder. o proximo será sobre Rodas, Grande abraço e Capacete Sempre!



3 comentários:

  1. Eai cara, blz?
    Então, to afim de pegar um long pra dar uma banda sussa, só que não manjo muito de marcas, preço e tal.
    Queria pegar um long montado já, tem alguma indicação de site pra comprar? valeu e parabens pelo blog.

    ResponderExcluir
  2. td Blz, cara, legal vc pilhar a andar de long, cara,por experiência eu acho que seria uma boa tu investir no truck pegar um Paris, gullwing, Randal ou Bear, rolamentos pega os rolamentos Bones redz, rodas pode pegar de cara uma Orangatang ou se não quizer gastar tanto vai numa Kryptonics, no shape tu não precisa gastar muito, pega um mais barato e depois quando decidir oq realmente quer fazer com o long é só trocar o shape.

    site eu acho que tu pode comprar na top skate http://www.topskate.com.br/principal/Produto.aspx

    ou na Sk8 Gringo, la tem umas paradas boas e baratas, eu fiquei curioso sobre esse montado aqui http://www.sk8gringo.com.br/index2.jsp?fulltopmenubar=false&workarea_src=product_info.jsp?product_id=40
    ja vai montado, tinha um conhecido das sesions no aterro com ele no ultimo domingo que fui, e gostei muito dele.

    sobre os rolamentos tenho um pouco de curiosidade quanto aos black panters, que parecem ser muito bons tambem.

    obrigado pela visita no blog, e depois me conta como ficou o long, qualquer dúvida manda pro meu email joaopedro.psi@gmail.com

    grande abraço

    ResponderExcluir
  3. O que você acha da marca Sector 9 ? vantagens e desvantagens desse produto ? vale a pena investir ?

    ResponderExcluir