domingo, 6 de novembro de 2011

Limpando Os Rolamentos

Image Hosted by ImageShack.us


Olá, eu sempre estou recebendo perguntas sobre como limpar ou cuidar dos rolamentos, e vejo muito essa duvida no fórum também então resolvi fazer esse post com fotos de como eu limpo os meus rolamentos.
Pela internet é possível encontrar muitas formas de limpar os rolamentos do skate, muitos errados e outros exagerados, não é preciso muito para deixar os seus rolamentos limpos e em girando bem, isso é bom para o seu rolê e para a vida útil do rolamento. para limpar o rolamento não é preciso muito.
Acetona, compre um frasco grande, que da para umas 5 limpezas e é baratinho;
Óleo lubrificante fino, o ideal é o óleo próprio para o rolamento como o da Bones, caso não tenha serve o óleo de máquina Singer, que é o que eu uso;
Umas 2 flanelas para limpar a sujeira grossa e no final limpar algumas sujeirinhas chatas que não saem com facilidade;
Chave de fenda bem pequena ou algo forte e fino para tirar as capinhas do rolamento a não ser que o seu seja blindado;
2 potes para banhar as peças na acetona.

Tire os rolamentos, espaçadores e as porcas do truck, eles devem estar bem sujos ainda mais dependendo de onde você anda, como estão os meus na foto la de cima, então com uma flanela ou pano de chão limpe a sujeira mais grossa do rolamento.

Image Hosted by ImageShack.us


Com a chave fininha que falei, retire as capinhas protetoras com cuidado, se o seu rolamento for blindado não tire, os meus eu tirei as capas de só 1 dos lados, mas é possível tirar as duas sem problema algum.

Image Hosted by ImageShack.us


Mergulhe elas completamente no pote com acetona e agite para ir limpando, depois deixe la por um tempo, se quizer depois pode jogar fora a acetona suja e dar mais um banho, a acetona suja, você pode usar para limpar as porcar e espaçadores.

Image Hosted by ImageShack.us


Coloque os rolamentos no sol o tempo que for preciso para eles secarem.

Depois verifique se toda a sujeira saiu, pode ser que ainda fique alguma pedrinha ou sujeira dentro dele então tire. Coloque 2 gotas de Óleo em cima das bilhas, as bilhas vão estar juntas, com a chave pequena ou oq usou para abrir os rolamentos separe e coloque elas com um espaço médio entre elas, para encaixar as proteções.

Image Hosted by ImageShack.us


Encaixe as proteções e de alguns giros para o Óleo espalhar bem pelo rolamento, pode ser que eles travem um pouco nas primeiras voltas, mas depois vão girar livremente como antes. Use a flanela para secar o excesso de óleo que vazar do rolamento, ele pode acumular muita sujeira, monte as rodas no skate coloque o capacete e seja feliz no seu drop com rolamentos limpinhos.

Image Hosted by ImageShack.us


Espero ter ajudado, obrigado por ler, comente, critique e mande suas duvidas quem ainda não segue a página do blog no facebook curta aqui, estou sempre postando algo por la =)
Um grande abraço e Capacete Sempre!



Image Hosted by ImageShack.us

17 comentários:

  1. MUITO BOM! Só faltou lembrar de NÃO apertar muito as rodas no fim, tem que deixar o parafuso um pouquinho solto pras rodas girarem livremente.

    ResponderExcluir
  2. Bem lembrado, não apertar muito, para as rodar girarem livres e se apertar demais tbm pode estourar o rolamento

    ResponderExcluir
  3. se o rolamento for o biltin pode apertar o quanto quiser xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, esqueci de mencionar os Biltin nesse caso kk

      Excluir
    2. Cara comprei uns abec 5 a um mes mais ou menos e dois deles ja estourarao ai eu naum sei e e porque eu ando na rua ou dixo as rodinhas um pouco soltas me responde ae por favor me de uma explicaçao to cansado de comprar abec's
      vllw

      Excluir
    3. Bom dia, não sei se vão ler, heheheh, mas funciona assim...
      as rodas do skate tem de ter a roda (ah vá!), os rolamentos, espaçadores e arruelas.

      E as rodas devem ser bem apertadas, rodas folgadas quebram o rolamento.

      Mas tio se apertar muito as rodas não vão girar!

      Exato é ai que entra os espaçadores e a ruela, cada roda deve conter uma arruela do lado do truck, o rolamento desse mesmo lado, o espaçador, o segundo rolamento e a arruela e a porca.
      A função do espaçador e da arruela é com que apenas o tambor central do rolamento fique preso. As esferas e o tambor externo vão girar livremente.

      Se isso não acontecer, procure por espaçadores e arruelas de qualidade.

      Excluir
  4. o qe eu posso passar nos meus biltin beagins pode ser so o oleo singer

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pelas dicas, estava precisando dessas informações. Vlw.

    ResponderExcluir
  6. De quanto em quanto tempo é bom limpar os rolamentos?

    Alex.

    ResponderExcluir
  7. Legal.
    Pra acrescentar: sugiro a limpeza a cada 3 meses pra que passeia, ou um dia antes cada competição (pra quem compete, claro...rs)
    .
    EVITEM: WD, álcool (o isopropílico pode usar), solventes - pois estes 3 têm água - e graxas (só faz vc ter uma gosma que junta poeira no seu rolamento).

    É isso aí.
    Valeu.

    ResponderExcluir
  8. pode passar óleo de cozinha??

    ResponderExcluir
  9. naaaaaaaao fas isso oleo de cozinha fode os rolamentos

    ResponderExcluir
  10. o galera pode usar grafit para lubrificar os rolamentos ?

    ResponderExcluir
  11. Ganhei um truck, rodas rolamentos (com espaçadores) tudo desmontado. Alguém pode me informar a sequência de montagem?
    Grato
    Carogus-RJ

    ResponderExcluir
  12. Cmo eu faço pra ter meus abc 7 da fkd sempre en bom stado? ( correndo mais).

    ResponderExcluir